Todos conhecem a famosa personagem Mafaldinha, criada por Quino. Ontem enquanto lia o livro"O Mundo da Mafaldinha" percebi algo que não é uma novidade, nem tão pouco uma surpresa, mas ter um meio de comparação ali perante os meus olhos, uma prova, deixou-me deveras irritada. Uma crítica que foi escrita entre 1964 e 1973 continuaria, meus amigos ,completamente actual se o país tivesse estagnado em vez de ter deteriorado. Não deveriamos ter tido melhorias em 30 anos?Vejam esta tira
(desculpem mas não consegui melhor)
Mafaldinha-Mamã no jardim de infância dão diploma?
Mãe- Claro que não! Que ideia.
Mafaldinha-Então quando tiver acabado não tenho de...Ufa, que alívio!Juro mamã, que não queria, não queria!Juro!
Mãe-Não querias o quê?
Mafaldinha-Ter de ir para o estrangeiro como todos os licenciados!
Ora vejamos, após 20 anos não só não existe lugar para os licenciados como para ninguém. O país está atafulhado de desempregados, aumentando o número vertiginosamente a cada dia que passa. A licenciatura começa a ser uma desvantagem, não estudem crianças, ser analfabeto em Portugal será no futuro a maior das vantagens!Deve ser esta a mensagem que se pretende passar! As crianças pensam "Estudar? Que medo!Mas para quê mesmo?", agora expliquem porquê com argumentos válidos! A corrupção aumenta e a lei da sobrevivência vira..a lei da selva! Os estrangeiros continuam a ver em Portugal as oportunidades e nós a ver no estrangeiro a oportunidade! Anda tudo baralhado? Não quero emigrar sinceramente mas perante a real situação que nos rodeia, dá uma vontade assim quase incontrolável! E será este um pensamento incorrecto?

Como diria a Mafaldinha, "Bom, vamos lá!Por onde vamos começar a empurrar este país para a frente?".Eis a questão sem resposta à vista!