Sunday, February 04, 2007

Para a próxima tenha mais atenção!

Hoje ao visitar o blog da alfabeta, lembrei-me de uma situação que vivi à já alguns anos, no tempo em que andar de transportes públicos era uma constante na minha vida. Durante 5 anos, com excepção dos fins-de-semana, todos os dias eu era uma viajante fiel da Transtejo e do Metropolitano de Lisboa. Hoje confesso-vos que as saudades não são muitas, mas não deixo de relembrar com divertimento, certas situações partilhadas com o nosso povo, sempre tão bem disposto nas primeiras horas da manhã! Até há uns dias, pensava não haver explicação para tal evidência, mas afinal estava completamente equivocada! Parece que, segundo um estudo científico, nós portugueses, precisamos de pelo menos duas horas para voltar ao nosso estado normal após acordar, sendo esse processo ligeiramente mais lento para as mulheres, facto que não percebo bem porquê! Será porque somos obrigadas a acordar com o ronco daqueles para os quais o processo é mais rápido? Bom, o porquê não sei, mas revendo esse tempo, posso confirmar a veracidade desse estudo! Como todos sabem, os que me conhecem e aqueles que visitam este blog, eu sou realmente um pouco aluada e essa característica torna-se ainda mais problemática nessas 2 horas da manhã, nas quais eu sou literalmente um sonâmbulo. Certa manhã, em que o processo do acordar estava a ser complicado, dirigi-me como em qualquer outro dia para apanhar o barco. Viagem que à parte dos vários golos de cabeça marcados a bordo do cacilheiro, correu bastante bem. A primeira fase do caminho estava cumprida, esperava-me a segunda fase, normalmente mais rápida mas a mais aterradora. A hora de ponta do metro. Hora em que os “zombies” se comportam como animais, quem correr mais depressa apanha o metro e ainda quem sabe um lugar. É vê-los a correr de mochila nas costas, pasta na mão ou mala ao ombro. Se tivermos sorte ainda vimos um ou outro mais apressado que sem tempo de usar o passe, aventura-se a passar coladinho ao rabinho do zombie anterior, sendo ensanduichado por aquelas “portas” tão gentis(a vantagem é que o processo de acordar é imediato!).Nessa manhã, passei as gentis portas e o metro estava já à espera. Em passo rápido e por forma a não perder o bicho, entrei imediatamente na primeira porta que encontrei. Estava cheia de sorte, havia ainda um lugar. Entrei e dirigi-me para o lugar vago. Qualquer outra pessoa teria posicionado-se de frente para o lugar e posteriormente sentado-se, o normal. Eu não! Eu dei as costas ao lugar, tendo impedido a percepção de qualquer movimentação nas minhas costas. Não sei como, numa fracção de segundos, entre virar-me e sentar-me, não sei como, nem vinda de onde, aquela “zombie” foi mais rápida, eu aluada do mundo sentei-me, onde digam lá...pois, exactamente ao colo daquela senhora tão simpática! Ao sentir o colo da mulher, parecia que tinha uma mola no rabiosque e dei um salto de susto, que terminou num ataque de riso incontrolável. Houve risota geral, quer dizer geral, geral não, parece que aquela senhora é daquelas em que o processo é bastante demorado. Fui fuzilada com o olhar e ainda ouvi “Para a próxima tenha mais atenção!”. Ups, desculpe!!!


13 comments:

Rafeiro Perfumado said...

Muita sorte em ser uma senhora... a tua vida poderia ser bem diferente agora! ;)

AlfaBeta said...

Eu detesto transportes, não dispenso o meu carrinho.

Aninhas said...

Para a proxima escolhe melhor onde te sentas ...que tal ao colo de alguém interessante....não???

Anonymous said...

Pois isto de andar de transportes tem muito que se lhe diga, existe as coisas boas :)))) e as menos boas :(((( a mim já me aconteceu de tudo um bocadinho... as boas não as vou dizer aqui!!!! mas lá no nosso "Job" eu conto :P as menos boas são ires naqueles bancos frente a frente e quase beijares o gajo que está na frente e muitas vezes tem "bafo de bode" Silvi é Horrrrivel, depois se te sentas mano a mano, o teu companheiro de viagem vai caídinho de sono e deixa cair a cabeça no nosso ombro temos que o acordar de mansinho para não o assustar "se valer a pena é claro" se não antes que isso aconteça sais e como lhe falta o apoio ele tem mesmo é que acordar, se vais de pé e o Bus vai cheio... bem amiga ainda é pior ai estás a ser agredida e sáis na paragem seguinte

silvinha said...

rafeiro,nem quero imaginar em que tipo de consequência estavas tu a pensar ;)

alfabeta, hoje em dia eu e o meu carro somos uma dupla inseparável!

aninhas,simmmmmmm...mas aquela hora da manhã ainda via meio turvo!

"maezinha", quero saber a parte boa ;)Também já acordei alguns, mas não foi de mansinho..."Ouve lá Páaaaaaaaaaaa, o meu ombro não é almofada!!!!" lol

Mairim said...

o meu carrito é o meu marido/amante hehehe!!
tenhos que estar sempre juntinhos

Vício said...

porque não tentaste atravessar o rio a nado? devias acordar de certeza...

silvinha said...

mairim, o ideal é o carrito com o marido lá dentro :P

vicio, não quis acordar os peixes ;)

brettinha do campo said...

lololol
só mesmo uma aluada como tu!!!!
já nao ando á muitos anos de transportes publicos! agora só mesmo a titulo turistico!


gente vip é outra coisa!!!!!
é que o meu rebento , como nao tem a " necessidade" de andar neles, acha-os os transportes mais fixes e apelativos do mundo!!!
pois é ! a mim calha-me de tudo!!!
entao é ver a brettinha ao sabado , domingos, e feriados a fazer o trajecto preferido do meu junior!!!!!
andar de transportes publicos!!!!
santa paciencia!!!!
o pai já nao entra nestes grupos!!!! só mesmo euzinha aqui!!!!
nao vá o miudo ficar traumatizados por falta de andanças com o povo!!!!
lolololol
por ele passavamos o dia naquilo!!!!
e nem mesmo o facto da tia que tambem alinhou nestas andanças turisticas ter sido roubada em plena viagem , a frente do seu nariz lhe roubou a vontade! antes pelo contrario, foi a emoçao do mes !!!!
era velo a contar a todos todo orgulhoso que tinham roubado o telemovel á tia !!!!!
só sei que a tia nunca mais pos lá os pes !!!!
pudera!!!!!
acho que já paguei bem a minha ausencia!!!!!
prometo ser mais pontual!!!!
vamos a ver !!!????
beijocas ! e boa semana menos aluada!!!!

Doug said...

No Brasil o transporte não é dos melhores. Basta um ônibus lotado para estragar o dia e sugar as energias. Nada melhor que bicicletas!

silvinha said...

brettinha, lol Cá para mim durante a gravidez não fazias outra coisa além de andar de transportes públicos, habituaste o junior, agora olha...lol aguenta-te lolol

doug, por acaso se há coisa que gosto é dar umas voltinhas de bicicleta :)

brettinha do campo said...

amiga, JURO que nao!!!!!
nada disso!!!!!!
o miudo é que vem do povo, e pronto toca de andar em transportes publicos!!!
nem imaginas as coisas que ele vai dizer para a escola sobre isso!!!
um dia faço um post sobre isso!!!!
bom jantar

silvinha said...

brettinha, promessa é promessa. Vou cobrar esse post, e digo te já tens um filhote à maneira e viva o povo :P lol